Pesquisar na Web
Pesquisar apenas em Inteliportal.com.br

Home » Moda » Tecidos

Tecidos Naturais e Sintéticos

Malha é uma trama feita pelo entrelaçamento de um fio sobre ele mesmo onde só isso já confere a elasticidade do tecido. A maioria deles possui uma grande quantidade de elastano em sua composição.

Tecidos Naturais:

Algodão: É uma fibra natural que serve de matéria-prima para a produção de vários outros tecidos. Também conhecido como cotton

Algodão Egípcio: Mais durável e macio do que o algodão convencional.

Lã: Fibra natural de origem animal, obtida do pêlo das ovelhas domésticas e camelos.

Linho: Rústica, o tecido é uma fibra vegetal surgida do talo do linho. Quando incorporado à viscose, ele fica bastante vulnerável ao tingimento.

Popeline: Feita com um fio de algodão de menor qualidade que o algodão penteado.

Seda Natural: Fibra que compõe o casulo que cobre o bicho-da-seda, valiosa por sua utilização em tecidos de alta qualidade e em produtos. A seda é uma das mais antigas fibras têxteis conhecidas.

Tricoline: Tecido leve de algodão feito com fio penteado, macio e resistente.


Tecidos Sintéticos:


Cetim: Denominado em homenagem a Zaitum, China, de onde se origina, o cetim era a princípio um tecido brilhante de seda em trama bem fechada. No século XX, raiom e outras fibras sintéticas tomaram o lugar da seda. Tecido luxuoso, o cetim é mais usado para roupas de noite.

Elásteno: é um filamento sintético conhecido por sua excepcional elasticidade. É a lycra essencialmente pura, sem adição de poliamida ,e que é denominada de Lycra comercial ou Industrial. É mais forte e durável que a borracha, seu principal concorrente. Ele foi inventado em 1959 por Joseph Shivers, da DuPont. Quando foi colocado no mercado, revolucionou muitas áreas da indústria de vestuário. Ele também é conhecido como spandex (nos EUA e Austrália).

Microfibra: Qualquer fibra sintética mais fina do que a seda. Os tecidos feitos com essa fibra possuem características de leveza e duarabilidade.

Poliéster: Fibra sintética, também conhecida como tergal. Sua característica é de pouca absorção de umidade.

Seda Artificial: Feita com os fios: acetato e viscose.

Veludo: É um tecido antigo, criado na Índia. Depois apareceu na Europa, após ter sido importado durante muito tempo. Nos séculos XIV e XV foi fabricado exclusivamente na Itália, onde se tornou famoso nas seguintes cidades: Veneza, Florença, Gênova, Milão. O veludo é um tecido que apresenta no lado direito um aspecto peludo, macio e brilhante.

Viscose: Fibra fabricada à base de celulose regenerada. Macia, absorvente e de bom caimento.


Outros:

Brim: Semelhante ao jeans. Muito usado em calças, bermudas, toalhas de mesa etc.

Chiffon: Tecido extremamente leve e fino, produzido de fios muito torcidos. É feito de seda, lã ou fibras sintéticas. Tem sido utilizado quase exclusivamente para roupas de noite. Nas décadas de 1950 e 1960, lenços de chifon eram populares como acessórios de moda.

Cotton: Algodão com Elastano.

Crepe: Apresenta um aspecto enrugado provocado por uma torção diferenciada em seus fios.

Jeans: Nomenclatura em inglês da fusão entre algodão e ligamento sarja, ou seja, igual a brim, denim, coutil, atualmente na cor azul. Jeans na gíria inglesa significa calça, macacão etc.

Moletom: Malha macia, quente, que pode também ser flanelada.

Musseline: Tecido muito leve e transparente, com toque macio e fluido.





Fontes:
www.magazineluiza.com.br
http://www.moldesmodelitus.com.br/Tecidos.html
http://www.casapinto.com.br/glossario.asp
http://oficinadeestilo.com.br/blog/2008/08/01/tecidos-naturais-x-tecidos-sinteticos/
http://ocp-organizaocompersonal.blogspot.com/2011/01/tecidos.html
Wikipedia - Elasteno











Gostou desta Página? Recomende na sua Rede Social: